Saúde. Balé clássico modela o corpo, emagrece e aumenta a autoestima


Saltos, piruetas, movimentos suaves e delicados…Que tal experimentar uma aula de balé clássico? Hoje em dia, há várias escolas de dança para iniciantes adultos. E não tem uma idade certa para começar a dançar nas pontas do pés. Tudo depende do condicionamento físico da pessoa.
Dançar traz muitos benefícios à saúde. “O balé melhora a resistência física, o alongamento, a flexilidade e o tônus muscular (principalmente de abdômen, costas, pernas e quadris). Trabalha também a coordenação motora e o equilíbrio”, afirma Simone Sant’Anna, diretora artística da escola de dança Pulsarte.
E tem mais: a dança  ajuda a emagrecer! Em uma turma iniciante, as alunas aprendem exercícios de movimentos básicos e podem gastar até 350 calorias em uma hora. Já em uma aula avançada, com execução de uma coreografia completa, é possível queimar até 500 calorias em uma hora!
Bailar também aumenta a autoestima, além de dar uma ótima sensação de bem-estar e prazer por causa da liberação das endorfinas – hormônio neurotransmissor liberado no organismo durante os exercícios.
Quer começar agora? A professora Simone explica que não existem pré-requisitos para começar a frequentar uma aula de balé, apenas é necessário que a pessoa esteja apta à atividade física e prove seu estado de saúde por meio de um atestado médico. Mesmo as sedentárias podem aprender a dançar. Ficou animada? Agora não tem mais desculpa para ficar parada, hein! Experimente!

Comentários