Relacionamento. Como parar de dar mais do que recebendo amor


Este post é sobre o maior erro que as mulheres cometem nos relacionamentos: nós, mulheres, amamos os homens muito mais do que eles nos amam.
Não consigo nem ao menos contar o numero de vezes  que ouvi uma mulher chorar ao descrever seu relacionamento com o marido ou namorado, e vê-la olhando para mim com muita dor e perguntar: “Simplesmente não entendo...eu o amo tanto! Dou-lhe tudo que tenho e mesmo assim ele não me ama do jeito que eu o amo. O que estou fazendo de errado?”

A autora conta uma história triste, sobre uma garotinha cujo pai abandonou a mãe  e que depois, começou a dar uma de “boazinha” para conquistar o pai de volta. Tornou-se uma mulher complexada, que sempre dava mais amor do que recebia, com medo de perder o amor dos homens:
A mulher sobre quem escrevo não é uma cliente, ou alguém que tenha participado de um de meus seminários. Essa mulher sou eu, e a historia dela é a minha historia. Eu era a garotinha que havia decidido conquistar o amor de um homem. Fui a adolescente que decidiu inundar o garoto de atenção até convence-lo de que estava apaixonado por mim. E fui a mulher que, há até bem pouco tempo, trabalhava tão duramente para dar amor aos homens de minha vida que nunca parei para perceber que não estava tendo o retorno que precisava. Como tantas de vocês, eu achava que tinha de fazer algo para que um homem me amasse. Tornei-me uma doadora profissional. E, infelizmente, eu era tão boa naquilo que fazia com que as coisas andassem: eu dava tanto aos homens, que eles se convenciam que estavam apaixonados por mim, quando na realidade estavam apaixonados apenas pelo que eu lhes dava. Não é de se estranhar que jamais tenha me sentido amada por um homem. Não é de estranhar que meus relacionamentos me deixassem esgotada, sentindo-me atraiçoada, mesmo quando era eu que largava o homem. Eis os resultados:
·        Acabei ficando com os “homens errados”.
·        Não dava chance aos homens de descobrirem como realmente se sentiam a meu respeito. Estava tão ocupada ‘vendendo-me’ ao homem que eu amava que jamais deixei espaço para ele me amasse do jeito dele. Como a garotinha abandonada que era, eu não confiava em deixar um homem ficar comigo apenas por mim mesma, por isso, trabalhava como louca para parecer tão valiosa a eles, que eles acreditavam que não podiam viver sem mim.

Como as mulheres preenchem os vazios emocionais


            Chamo o que costumava fazer, e muitas mulheres fazem o mesmo, de “preencher os vazios emocionais” num relacionamento. Temos um quadro  na cabeça do que deve ser um bom relacionamento, achamos um homem e criamos um relacionamento sem muita participação dele. É como se disséssemos a ele: “Compareça todos os dias e eu cuido da parte emocional, irei criar a intimidade, as atividades sociais, as conversas e o direcionamento. Tudo o que você tem de fazer é ser meu parceiro.
            Eis uma lista de como as mulheres preenchem os vazios emocionais. Você pode identificar-se com uma ou todas elas.

  • Preenchendo os vazios sociais e de outras atividades. É você quem planeja e pensa na maioria das atividades sociais, programa as férias, faz sugestões sobre como passar fins de semana, etc. faz os telefonemas para os amigos e parentes (mesmo os dele) e programa tudo, planeja novas atividades a serem feitas, novos restaurantes, etc.

  • Preenchendo os vazios sexuais. É você quem inicia a maioria dos contatos  sexuais e físicos, é você quem toma a iniciativa de abraçar ou pedir um abraço. É você quem pega primeiro a mão do companheiro no cinema, na rua, quando estão vendo tv.

É você quem começa a beijar, na maioria das vezes. É você quem faz os primeiros avanços sexuais com ele, ou reclama quando não estão fazendo amor o suficiente.(Nota: este item pode ser o único, nesta categoria, em  que o homem toma a iniciativa.)

  • Preenchendo os vazios emocionais. É sempre você quem começa todos os lances de intimidade no relacionamento: É você quem lembra seu parceiro de que faz tempo que não fazem algo romântico juntos; é você quem sugere que conversem juntos sobre seus sentimentos; é você que traz à baila a questão do compromisso, ou do futuro; é você quem cria o ambiente de intimidade: musica, velas, noites especiais. É você  que manda a maioria dos bilhetes, cartões, cartas e você quem, depois de uma briga, toma a iniciativa de fazerem as pazes.

  • Preenchendo os vazios de comunicação. É você quem inicia grande parte da comunicação no relacionamento: você fala mais que ele, quando estão juntos. Você faz mais perguntas para ele, do que ele a você. Você fica nervosa quando ele fica silencioso por muito tempo e pergunta se ele está bem e o que está pensando. Quando não sente uma reação dele ao que você está dizendo, sugere o que ele pode estar sentindo, o que é uma maneira de continuar uma conversa sozinha a dois. Você faz sugestões sobre como ele deveria falar com o patrão, a mãe dele, os empregados, as crianças, e aconselha-o sobre o que dizer.

  • Preenchendo os vazios criativos. É você quem inventa a maioria das novas idéias e conceitos  que os dois vão discutir. É você quem sugere novas maneiras de mudar as coisas – seu relacionamento, seus hábitos, ou a decoração dos quartos. É você quem mostra a ele novas musicas, novos livros e pratos.


Como o fato de preencher os vazios pode destruir seu relacionamento


O ressentimento vai se acumulando.  Logo, você vai começar a se sentir ressentida em relação a ele, quando perceber que você é quem está carregando o peso emocional do relacionamento.

_______________________________________________________________
OS HOMENS SE SENTEM BEM QUANDO TOMAM AS RÉDEAS OU INICIAM AÇOES; ENTAO, QUANDO VOCE NÃO LHES DÁ  CHANCE DE FAZER ISSO, ELES SE SENTEM EMASCULADOS E SE RESSENTEM.

É você quem está remando o barco no seu relacionamento? Em  minha própria vida sempre estive ocupada demais, remando, a ponto de sequer perceber que meu companheiro não me amava tanto quanto eu o amava, ou me dava tanto quanto eu lhe dava. Quando você se esforça em dar bastante, não pára para se perguntar se está recebendo alguma coisa em troca.

Como parar de dar mais do que recebe


            Se você leu este capitulo e tem duvidas se ele se aplica ao seu relacionamento, eis um método simples de descobrir: Pare de remar! Isso mesmo, pare de repente. Pare de fazer planos, de correr para ele e dar-lhe um abraço, de iniciar os contatos sexuais, de começar todas aquelas conversas intimas, pare tudo e veja o que acontece. Se ele não tomar as iniciativas para fazer tudo que você fazia, pode ter certeza, era você quem preenchia os vazios emocionais.
E tome algumas providencias:

·        Faça uma lista de todas as maneiras como você preenche vazios., isso ajudará você a ficar cônscia deste hábito e livrar-se dele.

·        Dê a ele a oportunidade de preencher os vazios.  Das duas uma: ou seu parceiro irá perceber o que sucede e começará a remar o barco; ou o não-envolvimento e a falta de interesse dele ficarão revelados, e você notará que o relacionamento começará a se deteriorar rapidamente.

Definitivamente, existe um risco no fato de não preencher os vazios. Você poderá descobrir que está sozinha nesse relacionamento. Poderá descobrir que seu parceiro não tem muito a oferecer a você.  Mas o risco valerá a pena.

·        Assegure-se de que sua vida esteja plena de outras atividades criativamente satisfatórias, de modo que seu relacionamento não seja a única válvula de escape para sua energia  criativa.  Quanto mais autônoma for como mulher, menos precisará de um relacionamento para completar sua vida.

Comentários