Beleza. Cuidados com a pele.

Se você é daquelas mulheres que não podem ver um potinho de creme novo e já vão logo comprando, cuidado! Você pode acabar levando gato por lebre e se arrepender. “Antes de mais nada, é fundamental identificar seu tipo de pele e saber para qual finalidade você precisa de determinado creme. Pode ser apenas para hidratar a pele, caprichar no bronzeado, dar mais firmeza, combater o envelhecimento, e assim por diante”, diz Maria de Fátima Pereira, dona da Clínica Esthetic Pro, em São Paulo. Depois disso, é só ler atentamente a bula do produto escolhido, seguir as recomendações do fabricante e aguardar o bom resultado.


Sua pele é oleosa, normal, seca ou mista?

. Oleosa: os poros são dilatados e há brilho excessivo. Pode ter cravos, acne e nódulos. Esse tipo de pele é comum em nosso país.
. Normal: a pele tem viço, é bonita, firme e apresenta brilho sem oleosidade.
. Mista: a pele concentra oleosidade na zona T (testa, nariz e queixo), enquanto as maçãs do rosto são secas ou normais.
. Seca: os poros são fechados e a pele é bastante opaca. Pode descamar com facilidade e costuma ser muito sensível.

Para comprar um produto, é preciso saber:
  • Se a fórmula do hidratante combina com a sua pele. Para as oleosas, produtos à base de gel. Para as normais, loções. As secas merecem hidratantes tipo creme; para as mistas, o ideal são as emulsões.
  • Se o creme escolhido é válido para todo o rosto ou restrito apenas à zona T, que precisa de cuidados bastante especiais.
  • A validade dos produtos, que merece atenção redobrada. Os que estão fora do prazo não funcionam.
  • O que diz a bula. Há informações que farão seu creme render 100%. Preste atenção no “modo de usar” do produto.
  • Que não se deve esfregar o cosmético na pele com força. Prefira movimentos leves, para não agredir o rosto.
  • A quantidade exata a passar e se é melhor usá-lo de manhã ou à noite para alcançar o resultado esperado.
  • Onde adquirir produtos de qualidade. Hoje em dia, até os supermercados oferecem serviço de demonstradoras de produtos de beleza. Então, antes de realizar qualquer compra, converse com elas e tire suas dúvidas.

Sobre os hidratantes

. Para uma absorção mais eficiente, aplique o hidratante logo após o banho. “Com a pele ainda úmida, a capacidade da substância de penetrar na pele é maior”, explica Maria de Fátima.
. Os braços e as pernas podem, sim, receber o mesmo produto. Mas, segundo a especialista, os braços devem ter hidratação redobrada, pois estão muito expostos ao sol e ao vento, mais do que as outras partes do corpo.
. Como são áreas mais oleosas, o colo e as costas necessitam de um hidratante que dê equilíbrio à pele. Aposte em produtos que combatem a oleosidade. Eles são uma boa pedida.
. Evite cremes oleosos nos pés, para que não fiquem escorregadios. Prefira um hidratante à base de silicone, que forma um tipo de película na pele.
. Escolha um produto com princípios ativos (aloe vera, elastina, colágeno) e vitaminas A, C e E, por exemplo. Os elaborados à base de óleo devem ser evitados, pois apenas lubrificam sem penetrar realmente na pele.
. As regiões mais ásperas do corpo, como calcanhares, cotovelos, joelhos e até glúteos, pedem uma esfoliação pelo menos uma vez por semana. Só depois elas devem ser hidratadas.
. Muita atenção: não é recomendável usar o mesmo produto no corpo e no rosto. Tenha sempre cremes com ações específicas para cada região. E é fundamental não sair de casa sem proteção solar no rosto. Primeiro faça uma boa hidratação da pele, para só em seguida aplicar o protetor solar.

Comentários