Cotidiano. E se uma mulher pilotasse um F1?


Bia Figueiredo

O automobilismo é um esporte tipicamente masculino, tanto para quem participa sentando dentro do carro, quanto para quem acompanha sentado no sofá. Contudo, como em muitas outras áreas, um tabu está sendo vencido e a pergunta “e se uma mulher pilotasse um F1” está ficando obsoleta.


A Fórmula 1 é tida como a categoria máxima do automobilismo e por lá já passaram pelo menos quatro representantes mulheres, Maria Theresa Filipis, Lella Lombardi, Divina Gallica e Giovana Amati. Algumas não chegaram a cruzar a linha de largada, mas Lella conquistou um brilhante sexto lugar em uma prova.

Os Estados Unidos, talvez, tenha o menor preconceito quanto às mulheres sentarem em um cockpit (onde o piloto fica do carro de corrida). Nas categorias de base da Nascar, o esporte a motor mais importante dos norte-americanos, sempre aparece uma piloto – esta palavra é igual à presidente, não tem gênero feminino.  

Débora Rodrigues,da fórmula Truck
O nome mais marcante quando se fala em mulher pilotando nos EUA, sem dúvida, é o de Danica Patrick, que disputa regularmente o campeonato de Fórmula Indy e já obteve vitórias por lá. Alinhando com Danica nos grid da F-Indy temos outras pilotos, entre elas, a brasileira Ana Beatriz Figueiredo. 

E a Bia Figueiredo não é a única brasileira a acelerar nas pistas. Débora Rodrigues pisa fundo na Fórmula Truck, que curiosamente tem como motorista do caminhão-madrinha Mariana Felício.

E do lado de cá da telinha? É cada vez maior o número de mulheres que curtem o esporte a motor, sobre duas ou quatro rodas. São vários os blogs que tem entre seus editores, mulheres cujo hobbie ou paixão é a velocidade, alguns espaços são praticamente dominados pelo mundo cor-de-rosa. 

É indiscutível que cada vez menos perguntas como “e se uma mulher pilotasse um F1” deixem de trazer seus verbos no pretérito imperfeito do conjuntivo e venham no presente do indicativo.


Autor: Gisele Eugênio. Fã incondicional de automobilismo, escreve para o Moto Velocidade e Guia de Bolso da Cozinha, esposa de Thiago Raposo e de quebra mantem a saúde bucal como dentista - www.twitter.com/gigieugenio / www.moto-velocidade.com

Comentários