Saúde. Alimentos que evitam a TPM


Alimentos que diminuem a TPMTodo mês a maioria das mulheres sofrem com o período de tensão pré-menstrual e com a menstruação vêm todos os desagradáveis sintomas como retenção de líquidos, cólicas, irritabilidade, enxaqueca, dor nas pernas, seios inchados, aumento do apetite, depressão e ansiedade. Estudos revelam que cerca de 90 % das mulheres sofrem tanto de sintomas físicos como também emocionais que ocorrem nos dez dias que antecedem a menstruação.
E o sonho de qualquer mulher é conseguir aliviar todos esses desconfortos que são causados neste período tão complicado na vida das mulheres. Mas, atualmente está se tornando cada vez mais fácil aliviar todos esses sintomas frequentes na TPM e um deles é a alimentação correta que pode ser uma grande aliada para amenizar os principais sintomas da TPM, afinal muitos deles têm alguma relação com nutrientes que podem estar em excesso ou até mesmo em falta no organismo, por isso, é indicado fazer alguns ajustes.

Cerca de dez dias antes da menstruação, ocorre uma baixa na quantidade de cálcio, magnésio e vitamina B6 no organismo da mulher. Portanto, os alimentos mais indicados são os ricos em cálcio como leite, queijo branco e iogurte, entretanto, opte sempre pelas versões desnatadas ou semidesnatadas, as quais são menos gordurosas.
Uma fonte de magnésio é o chocolate, mas o mesmo pode ser substituído por alimentos mais saudáveis e que também são fontes ótimas de magnésio como manga, milho, beterraba, vegetais verdes e abacaxi. Já para repor a quantidade de vitamina B6 é só ingerir alimentos como carnes, lentilha, grãos integrais, banana, batata e levedo de cerveja.
É indicada ainda a ingestão de alimentos ricos em fibras como verduras, frutas e legumes, os quais auxiliam na eliminação de estrogênio que é um hormônio, o principal responsável pela TPM e, além disso, é indicado a ingestão de ginko biloba e óleo de prímula, os quais são ricos em ácidos graxos que contribuem para a diminuição do inchaço no corpo.
É extremamente importante a mudança dos hábitos alimentares, além da prática de exercícios físicos que devem ser feitos sempre com a orientação de um bom profissional na área do esporte, além do aumento no consumo de água, sucos e chás para evitar a retenção de líquidos que é algo frequente neste período.
Coloque em suas refeições alimentos ricos em vitamina E, como o gérmen de trigo, um potente oxidante que ajuda na regulação da produção de neurotransmissores e consequentemente diminuem a irritação, dores nas mamas e ansiedade. As oleaginosas são indicadas para os lanches, pois também é fonte de magnésio que auxilia e muito na retenção de líquidos. Os cereais integrais como biscoitos integrais, arroz integral e o pão integral devem estar presentes em todas as refeições, pois são ricas em vitaminas do complexo B que auxilia na metabolização e eliminação de toxinas e para finalizar a semente de linhaça que pode ser adicionada em vitaminas, iogurtes, saladas de frutas e sucos que apresenta uma ação anti-inflamatória, auxiliando na redução de cólicas e também na retenção de líquidos.
É completamente normal que durante o período pré-menstrual as mulheres sintam vontade imensa de consumir chocolate e vários outros tipos de alimentos, mas por mais que o chocolate tenha propriedades calmantes, ele pode agravar ainda mais a ansiedade e a irritabilidade. Também durante a TPM é indicado evitar a ingestão de enlatados, presunto, salsicha e alimentos ricos em sódio como molho inglês e o caldo de carne, limite também o consumo de açúcar, doce, geleia e mel para no máximo uma vez por semana.

Comentários