Saúde. Alimentação é uma poderosa aliada no bronzeado perfeito


Alimentação: Uma grande aliada para manter o bronzeado perfeitoSe o seu desejo é atingir o bronzeado perfeito e procura prolongar a cor ao máximo pode contar com a alimentação como aliada!
Comece por preparar o seu corpo para o sol com duas semanas de antecedência, dando preferência aos alimentos com cor vermelha e alaranjada que contém betacaroteno, como por exemplo: tomate, beterraba, cenoura, abóbora, morango, manga, carambola e mamão. Podem também ser encontrado em quantidades menores, nos vegetais folhosos como rúcula, couve, repolho, espinafre, agrião e brócolis.

O betacaroteno é um antioxidante, beneficia a visão noturna, aumenta a imunidade, dá elasticidade à pele, aumenta o brilho dos cabelos, fortalece as unhas, etc. O betacaroteno também ajuda na obtenção do bronzeamento da pele.
Quando transformado em vitamina A no nosso organismo, auxilia na formação de melanina, pigmento responsável pelo efeito bronzeado.
Para ativar o poder bronzeador, o ideal é ingerir três cenouras diariamente. O betacaroteno funciona ainda como se tingisse a pele internamente, mesmo na ausência de raios solares, ela tem antioxidantes, uma substância que previne o processo de envelhecimento das células em geral.
Consumir grande quantidade de alimentos ricos em betacaroteno não apresenta grandes riscos para o organismo. O único efeito colateral conhecido pelo excesso do mesmo é o aparecimento de uma coloração amarelada na pele, que desaparece com a redução do consumo. Porém, para o uso de betacaroteno em cápsulas com a finalidade de bronzeamento, é necessário ter a prescrição de um dermatologista.
Nas pessoas morenas, a substância tende a produzir um tom dourado. Por outro lado, em quem possui a pele clara, o excesso de betacaroteno pode levar a um tom amarelado artificial.
Para saber se você está ingerindo uma quantidade muito grande da substância, fique de olho nas palmas das mãos. Se ela estiver amarelada, é sinal de que a substância está acumulada. Para reverter esse efeito, basta diminuir a ingestão de alimentos responsáveis por sua produção.
A Vitamina C também é uma grande aliada no bronzeamento, pois ajuda a evitar o envelhecimento precoce do corpo, inclusive da pele, que recebe os raios ultravioletas como uma agressão, como são facilmente destruídos quando cozidos, o ideal é ingerir os alimentos crus.
É vital para a produção de colágeno e tem uma função importante na cicatrização de feridas e queimaduras.
encontramos em alimentos cítricos como acerola, laranja, limão e nas folhas verdes como: espinafres, salsa, couves, agrião.
Assim, pode-se concluir que o consumo das vitaminas ditas antioxidantes, no seu conjunto, protege a pele e garante-nos um bronzeado mais dourado e saudável.
Da mesma forma que a superexposição aos raios solares traz conseqüências a pele, a ausência de luz solar pode causar sérios riscos de patologias graves à saúde. A falta de exposições regulares aos raios ultravioleta está associada à deficiência de vitamina D no corpo o que pode resultar em descalcificação dos ossos, raquitismo e osteoporose, prejudicando também o crescimento.
O bronzeado intenso só vale para agradar a vaidade, não é sinal de saúde. Ele indica que a pele foi agredida.
Cuidado com cremes autobronzeadores, é que esses cosméticos são à base de corante e eles podem deixar algumas manchas. Os pigmentos presentes na fórmula dos autobronzeadores impregnam a pele e, assim, podem “bronzear” sem sol. Se a sua escolha recair sobre eles, lembre-se de passá-los só uma vez por dia e no corpo inteiro de maneira uniforme, para evitar aquele efeito zebra.
Segue algumas dicas:
• Proteja-se dos raios diretos do sol especialmente entre 10:00 e 16 horas;
• Não deixe de se proteger diariamente. Esta proteção não deve ser apenas em praias, piscinas ou no campo; utilize também em dias nublados;
• Use filtros solares, com fator de proteção adequado ao seu tipo de pele, para todas as partes do corpo expostas ao sol;
• Não deixe de se proteger com chapéus, bonés e óculos, pois o raio ultravioleta danifica os olhos podendo levar a cataratas e até mesmo a cegueira, na idade adulta;
• Os bebês não devem ser expostos ao sol indevidamente, pois danifica a pele aumentando o risco de câncer quando adultos;
• Ao praticar esportes, use a proteção de roupas adequadas, bonés, filtro solar nas partes descobertas. Evite permanecer com roupas molhadas, pois elas protegem menos contra os raios ultra violetas;
• Reaplique o filtro solar em caso de transpiração excessiva e quantas vezes necessário;
• Aproveite a imensa variedade de frutas, verduras e legumes para manter uma alimentação equilibrada e entrar no verão com muita saúde e cor!
Se você quer reforçar a cor da pele neste verão, confira a receita de um suco rico em betacaroteno e consuma sem exageros!
Suco bronzeador
1 copo pequeno de suco de laranja
1/2 beterraba crua
1 cenoura média
Preparo: Centrifugue a cenoura e a beterraba e misture ao suco de laranja.