Sexo. Virgindade, um conceito

Pode parecer atrevimento, mas vou falar sobre virgindade. Primeiro, gostaria de deixar claro que tudo que falarei aqui é uma opinião pessoal. Além disso, a noção de virgindade pode variar muito entre as pessoas, e eu respeito. Não estou querendo me desculpar. Mas é que isso de ser virgem ou não é um assunto muito delicado e pessoal.


Pra começar, a virgindade pode ser vista sob diversos aspectos. Por exemplo, fisicamente. Neste sentido, a virgindade é entendida como o rompimento no hímen para as mulheres, e penetração por parte dos homens. Bom, mas isso tudo é físico. Agora, questiono eu, a mulher que tem hímen complacente, ou seja, aquele que é elástico e que, em geral, não se rompe com a penetração, é virgem mesmo após ter relação sexual?? E o homem que fez sexo oral na (o) parceira (o), é virgem? E a mulher que não fez sexo vaginal, mas fez anal, é virgem? Me parece hipocrisia pensar que sim. Só fazer sexo oral e/ou anal para se dizer virgem condiz, apenas, com as expectativas e regras de uma cultura que pregue tal ‘conceito’. Sim, porque a virgindade se torna um conceito a partir do momento em que se pensa ser virgem apenas por não ter tido relações do tipo penetração vaginal.

A iniciação sexual de uma pessoa deve se dar aos poucos. Em geral, não é no primeiro contanto sexual que se “perde a virgindade”. Um casal pode despender muito tempo se conhecendo sexualmente, se tocando, se experimentando, se acariciando, e vivenciando outras formas de sexo até a penetração vaginal.

O desejo de não ter nenhum (ou apenas algum) tipo de relação sexual até o casamento é muito pessoal e não está em questão aqui. O importante, em minha opinião, é ter seus propósitos claros. Sejam eles impostos pela sociedade, pela família ou por opção pessoal. E não confundir seus propósitos e desejos com regras a serem defendidas. Virgindade não é troféu, é opção.

O que defendo e enfatizo é se a pessoa está feliz não tendo nenhum tipo de relação sexual ou se a pessoa está feliz tendo apenas determinados tipos de relação sexual - independente do que isso significa para os outros. Tudo isso tem que ter algum significado para si, e para mais ninguém.