Saúde. Clima seco, sintomas e cuidados


Após um longo período enfrentando dias frios, nada como voltar a sentir o calor gostoso do sol, dias agradáveis, ensolarados, com roupas leves, porém dias assim tem se transformado em um grande problema, à baixa umidade do ar que tem deixado muitas cidades em alerta.
Como não há previsão de chuva para as próximas semanas essa baixa umidade deixa péssimas as condições atmosféricas do ar que está abaixo dos 20%, para se ter um exemplo, esse índice é muito próximo ao sentido no Deserto do Saara, o ideal seria índice relativo do ar em torno de 80%, um adulto ainda consegue se adaptar sem grandes riscos a saúde até 40%, abaixo disso fica comprometido e muito a saúde dos brasileiros.
Dentre os problemas que o clima seco nos traz, o principal são os problemas respiratórios que nos tiram literalmente o ar, são vários os casos de pneumonias, sinusites, gripes, resfriados e alergias que aumentam em quase 25% em períodos de tempo seco, sem contar à poluição que atinge níveis críticos, devido a esse acúmulo de poluentes com gazes tóxicos que não conseguem se dispersar na atmosfera ocorrem mais problemas como, dores de cabeça, irritações nos olhos, nariz e garganta que pode ficar extremamente seca, voz rouca podendo desenvolver inflamação na faringe.
Durante esse período de clima seco alguns cuidados simples podem ser mantidos para que não comprometa tanto a saúde, nos livrando de possíveis transtornos, confira:

>> O cuidado mais eficaz, simples e básico que deve ser feito é ingerir bastante água, em especial crianças e idosos, não espere sentir sede, pois nessa altura o corpo já apresenta sinais de desidratação, além da água, a hidratação também pode ser feita com sucos naturais, água de coco e frutas. Nesse período nossa pele e intestino sofrem muito com o ar seco, se nosso organismo ficar muito tempo sem água ele aproveitará a água que se encontra no intestino, o que pode causar um ressecamento, por isso vale ressaltar hidrate-se constantemente tomando muita água, esse é o passo fundamental para atravessar esse período de dias secos.
Para as mulheres que estão amamentando o cuidado é redobrado, como o bebê ainda não toma água, a hidratação dele se dará exclusivamente pelo leite materno, por isso mamães, não descuidem da sua própria hidratação.
Nesses dias secos, ácaros e fungos tendem a aumentar desencadeando problemas respiratórios, para evitá-los é importante manter a casa limpa, passe pano úmido no chão e móveis, dessa forma estará protegendo a saúde.
É importante manter os ambientes fechados umidificados, para isso os especialistas recomendam o uso de aparelhos específicos, caso não seja possível use toalhas molhadas nas extremidades das portas e janelas, ao dormir mantenha sempre uma ou mais bacias com água para umidificar o ar.
Para evitar a irritação nos olhos e hidratar as vias nasais, use soro fisiológico, mas atenção colírios somente com prescrição médica. O soro fisiológico também pode ser aplicado nas crianças, até seis vezes por dia.
Para garantir hidratação e saúde da pele evite banhos quentes e demorados e abuse de cremes hidratantes e filtros solares.

É preciso muita atenção, pois além do incômodo o tempo seco nos aproxima de vários problemas de saúde, crianças e idosos tendem a sofrer mais com a baixa umidade do ar, por isso a prevenção continua sendo a melhor opção.