Relacionamento. Dicas para o segundo casamento

http://www.foundationscounselingllc.com/assets/images/second-marriage-counseling.jpgApós uma série de pesquisas com casais em seu segundo casamento, a eHarmony enumera várias dicas para os casais que estão dando uma segunda chance ao amor. Abaixo, as cinco principais:


É preciso estar aberto para as mudanças

Um dos primeiros problemas que aparece no começo da nova relação é conseguir conciliar o parceiro dentro da sua rotina. Amigos e familiares devem entender que este é um momento de dedicação ao novo amor e que a sua atenção estará mais concentrada nesta relação. Portanto, é fundamental que se esteja aberto a mudanças.

Apresente, aos poucos, os amigos e a família

Prepare-se! Nem sempre as apresentações são agradáveis; empatia é algo muito pessoal. Nós tendemos a criar expectativas e esquecemos que a melhor amiga pode não ter empatia com o futuro parceiro. O ideal é incluir o namorado (e futuro marido) em atividades em que ele possa socializar com seus amigos e familiares. Ao invés de levá-lo à uma mesa de bar, onde todo mundo se conhece e ele é o “ser estranho”, promova um encontro em casa, um churrasco por exemplo, e faça dele o barman ou o churrasqueiro assistente. Assim todo mundo terá a chance de se aproximar dele em um ambiente mais informal e descontraído.

Tenha paciência para lidar com o “pé atrás” dos amigos e familiares

Se você sofreu muito na sua última relação, é natural que seus amigos e familiares queiram protegê-lo(a) e olhem com receio para este novo amor. Isso é normal, desde que seus entes queridos sejam discretos ao analisar seu companheiro(a). Não se preocupe com esta desconfiança, depois de um tempo esta sensação desaparece. Portanto, paciência!

Jogo de cintura com os ex

Qualquer relacionamento em que os ex-parceiros ainda estão no convívio social do seu companheiro(a) seja por simples proximidade, por custódia das crianças, por questões financeiras ou por qualquer outro motivo isto naturalmente tornará a vida mais difícil. Outra vez, paciência e discernimento devem ser seus melhores aliados para enfrentar situações difíceis.

Resolva conflitos de forma harmoniosa

Conflito e harmonia são duas palavras que não andam juntas, mas é possível discutir sem perder a paciência, sem alterações. Evite se alterar nas discussões! É difícil argumentar com alguém que alterca em voz alta. O melhor sempre é amenizar, não entrar no jogo; desta maneira a discussão perde completamente o sentido. Sarcasmo também não é o melhor caminho para um final feliz. Frases carregadas de sarcasmo denotam imaturidade e alimentam o embate, que deve ser evitado a qualquer custo.