Beleza. Dicas de cuidados para a pele para este inverno

As mudanças climáticas podem interferir no aspecto da pele, trazendo ressecamento e descamações, pois o corpo fica um pocuo mais vulnerável no inverno. Nesse momento, é preciso ter alguns cuidados especiais com diversas áreas, mas principalmente com o cabelo, lábios e corpo. O Puretrend convidou dermatologistas para tirar todas as suas dúvidas e desvendar alguns mitos conhecidos no universo da beleza.

Fios saudáveis

Banhos quentes e demorados podem ser uma delícia e super-relaxantes, mas fazer disso um hábito pode ser prejudicial ao cabelo. A remoção da oleosidade do couro cabeludo influencia na proteção natural, que se for totalmente retirada, deixa os cabelos com aspecto ressecado. Tatiana Oddo, dermatologista pós-graduada em Dermatologia pela Santa Casa, explica que a ausência do manto hidrolipídico faz com que o organismo aumente a produção de óleo no couro cabeludo. "A ação do frio, principalmente do vento, afeta diretamente a saúde dos fios. Por isso, evite sair de casa com o cabelo molhado. A melhor opção é usar o secador com a temperatura fria para ajeitar o cabelo, mas sempre tomando os cuidados necessários", explica.

Pele em dia

Ao contrário do que muitos pensam, o corpo precisa de atenção em diversas áreas e não é apenas usando um creme hidratante que vai deixá-lo mais bonito e saudável. Não é porque o sol forte do verão foi embora que devemos deixar de lado a proteção. Aplique o filtro solar, com FPS mínimo 15, nas áreas expostas à luz. Outro hábito que deve-se implementar é a ingestão de água, de - no mínimo - dois litros por dia, para que a hidratação comece de dentro. Por fim, invista em bons cremes para o corpo para que a pele não fique com aspecto "craquelado". "Procure produtos com potentes ativos hidratantes, como por exemplo, glicerina, ureia, lactato de amônio, ácido hialurônico e estimuladores de aquaporinas, ao invés de produtos que dão apenas cheiro perfumado à pele", recomenda Vanessa Metz, especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Lábios perfeitos

A boca é uma das regiões que mais sofrem com as mudanças de temperatura. Basta um clima mais frio para que comece causar a morte celular instantânea, descamação, fissuras, "casquinhas" e até sangramento. "O ideal no inverno é manter a região hidratada com batons, protetores labiais, gloss, cremes especiais ou pastas em forma de cera. Essa hidratação cria uma barreira contra as agressões externas", indica a especialista Tatiana Oddo. Quando a boca está rachada, os médicos recomendam pomadas cicatrizantes. Uma boa receita caseira é passar óleo de amêndoa antes de dormir, pois essa opção oferece o mesmo efeito das pomadas. "É importante lembrar que molhar os lábios com a língua é diferente de hidratá-los. A saliva tem um pH de 6,9, nível que agride as células dos lábios. Também não é recomendado arrancar as casquinhas que se formam na boca, porque, além do sangramento, essa agressão pode ocasionar feridas permanentes", alerta Vanessa Metz.