"Queremos chamar a atenção para que a mulher tenha esse auto-cuidado: não fumar, boa alimentação, atividade física, fazer o auto-exame das mamas mensalmente e o exame clínico todo ano. A prevenção é a principal arma contra o câncer de mama", diz a integrante da Rede Feminina, Lindamar Queiroz, resumindo a intenção do evento. Além de exames regulares, o exercício físico também é importante para a prevenção da doença.
Os participantes da caminhada receberão lacinhos rosa - símbolos do combate ao câncer mamário - e serão instruídos e animados por um professor de educação física.
Carro de som, ambulância, policiamento e distribuição de água mineral fazem parte da estrutura do evento. As camisetas do Outubro Rosa serão vendidas na concentração ao preço de R$ 15. Tudo para ressaltar o valor da detecção precoce, fundamental para aumentar as chances de cura da doença.
No Brasil, quase 50 mil mulheres descobriram câncer de mama em 2010. Só na Liga Contra o Câncer, foram diagnosticados, de janeiro a agosto de 2010, 379 novos casos da doença, muitos deles em estágio avançado, o que dificulta e até impossibilita a cura.